top of page
  • Foto do escritorAtendimento ARCON

Terceirizar serviços em condomínio traz praticidade e qualidade

Contratar empresa consolidada é essencial para obter os benefícios que a terceirização pode trazer


Limpeza e manutenção de áreas comuns, segurança, jardinagem e portaria são alguns dos diversos serviços prestados em um condomínio e fazer a gestão desse quadro de funcionários nem sempre é tarefa fácil.


Por isso, é cada vez mais comum os síndicos optarem pela terceirização da mão de obra, que transfere a responsabilidade de gerir o quadro operacional à empresa que oferece esse tipo de serviço.


Não ter mais que se preocupar com folha de pagamento, gerenciar férias e até mesmo conseguir um folguista na eventual falta do porteiro, por exemplo, pode ser um alívio para o síndico, mas a terceirização traz ainda mais vantagens ao condomínio se ele contratar uma empresa que investe na capacitação constante da mão de obra. Vale ressaltar que, mesmo não havendo a atuação direta do síndico, este tem o dever de fiscalizar constantemente toda a documentação dos funcionários terceirizados, principalmente no cumprimento dos deveres pertinentes à legislação, como os recolhimentos das obrigações sociais e trabalhistas. Como exemplo, a obrigação das informações e declarações que mensalmente devem ser enviadas aos órgãos competentes (SEFIP/GPIF, CAGED etc.), a fim de garantir que todos os recolhimentos inerentes à folha de pagamento estejam em ordem pois, do contrário, o condomínio responderá solidariamente.


Por se tratar de uma empresa especializada no que faz, as empresas sérias investem constantemente no treinamento dos colaboradores para que eles prestem sempre o melhor serviço e, consequentemente, garantam a manutenção e expansão do negócio.


Como a terceirização transfere para a prestadora de serviços a administração dos funcionários, é ela a responsável pelo recrutamento e seleção dos profissionais, bem como por toda a parte legal que envolve uma contratação. Assim, o síndico não precisa mais se preocupar com burocracias trabalhistas e pode se dedicar mais a outros assuntos importantes para a boa gestão do condomínio.


O Grupo Arcon oferece o serviço de terceirização por meio da Arcon Assist, que nasceu da necessidade de oferecer aos clientes um serviço que trouxesse a tranquilidade e eficiência que os condomínios buscavam e não encontravam. Porque apesar de ter muitas vantagens, a terceirização feita com uma empresa que não se preocupa com a qualidade do serviço oferecido pode ser um desastre para quem contrata.

Se a empresa prestadora não for séria e não proporcionar boas condições de trabalho aos seus colaboradores, a alta rotatividade entra em cena e isso é muito ruim no meio condominial, pois influencia diretamente na interação com os moradores, já que um novo funcionário precisa se acostumar com a rotina e os procedimentos não só do condomínio em que vai trabalhar, mas dos moradores também. Além disso, ter toda hora um novo prestador de serviços pode gerar um sentimento de insegurança nos condôminos, que periodicamente, precisam lidar com o fato de ter um desconhecido no local em que moram.

Por isso, antes de contratar a terceirizadora de serviços, não analise apenas a questão do menor preço, conheça como é o processo de recrutamento e seleção da mão de obra, procure referências do serviço prestado em outros condomínios e certifique-se sobre o suporte dado, além de verificar a saúde financeira e situação legal da empresa contratada.


Quando a escolha é certa, terceirizar serviços traz tranquilidade e qualidade ao condomínio.


Robinson Cardoso Diretor do Grupo Arcon Administração e Terceirização

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page