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A importância da comunicação interna nos condomínios



Reformas, serviços essenciais, decisões importantes e melhorias, tudo o que se refere ao condomínio é de interesse dos moradores que, nem sempre, são informados sobre tudo o que acontece no local onde moram.

O síndico que sabe informar o que está sendo feito no condomínio traz mais transparência à sua gestão e, consequentemente, minimiza alguns problemas muito comuns como desconfianças, acusações infundadas e outros tipos de desgaste, pois quanto mais transparente for a gestão, mais fácil sua aceitação.

O síndico que se comunica bem com os moradores tende a ter o seu trabalho mais valorizado e respeitado, pois muitas vezes as pessoas não têm a exata noção de tudo o que é de responsabilidade do síndico.

“Nós pedimos a todos os síndicos dos condomínios que administramos para fazerem periodicamente uma lista de tudo o que foi feito, desde simples reformas e benfeitorias estruturais até ações como redução de custos, combate à inadimplência, troca de fornecedores etc. para que possamos elaborar os informativos”, comenta Robinson Cardoso, diretor administrativo do Grupo Arcon.

De acordo com ele, cada condomínio tem sua dinâmica e forma de fazer com que os informativos cheguem aos moradores. “É importante ver qual opção é a mais adequada para cada perfil de condomínio, pois não adianta termos as informações e elas não chegarem corretamente para quem interessa”, comenta.

Para fazer com que as mensagens importantes cheguem a todos, existem vários recursos e o quadro de avisos é o mais tradicional e usual deles. Nele, devem constar informações gerais e algumas obrigatórias.

Outro recurso muito utilizado é fixar o informativo em elevadores e áreas comuns. Estabelecer canais de comunicação com os moradores também é fundamental, inclusive, para a tranquilidade do síndico, que não terá os moradores batendo à sua porta a qualquer hora do dia para fazer reclamações ou pedidos. Neste caso, o mais tradicional é o livro de ocorrências, onde qualquer morador pode se manifestar com a mensagem que julgar necessária ou de direito.

Com as novas tecnologias, outros canais foram surgindo como a utilização de e-mail, mensagem por WhatsApp, grupos fechados do condomínio em redes sociais como o Facebook ou até mesmo aplicativos do próprio condomínio.

O Grupo Arcon disponibiliza aos condôminos e aos gestores o aplicativo Área do Condômino. “É uma ferramenta muito útil àqueles que se interessam pela administração de seu espaço. Com o cadastro no aplicativo, é possível receber todas as comunicações encaminhadas como convocações, informativos e comunicados sobre reparos, por exemplo, obter informações financeiras atualizadas sobre a unidade e emitir a segunda via de boleto, além de avaliar as prestações de contas com receitas e despesas detalhadas”, comenta Cardoso.

Independente da opção escolhida é importante que esses canais tenham sido acordados entre as partes e que seja do conhecimento de todos.

Cardoso ressalta que o importante é que haja um fluxo de comunicação entre o síndico e o conselho consultivo com os moradores, pois quando essa dinâmica se torna um hábito, muda a forma como os condôminos se relacionam com os gestores e, consequentemente, diminuem alguns problemas ocasionados pela falta de comunicação.


Robinson Cardoso

Grupo Arcon – administradora de condomínios em Ribeirão Preto.

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